A hiperemia é uma alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido, o que pode acontecer de forma natural, quando o organismo precisa de maior quantidade de sangue para que funcione corretamente, ou como consequência de doença, ficando acumulado no órgão.
A hiperemia na pele significa que a pele está vermelha. Várias situações causam hiperemia na pele. Alguns exemplos são excesso de exposição solar, infecção da pele, alergia entre outras.
1. Hiperemia. sf (hiper+hemo+ia1) Med Excesso de sangue em qualquer parte da superfície do corpo, como, por exemplo, o rubor facial.
Como é provocada a Hiperemia ativa? A hiperemia reativa ocorre devido acúmulo de sangue nos vasos sanguíneos da microcirculação, ou seja dos menores vasos chamados de arteriolas. Isto pode ocorrer por um processo fisiológico, mecanismo normal no organismo ou por algumas doenças.
Há dois tipos diferentes de hiperemia ativa: Hiperemia ativa geral aguda: porque há aumento do fluxo sanguíneo no corpo; Hiperemia ativa local aguda: quando há um aumento da quantidade de sangue em uma área, como perna, estômago ou pulmão. Esta é a forma mais comum de hiperemia.
Conheça os Tipos de Lesões de Pele (Cutâneas)!
Os tecidos hiperemiados apresentam uma coloração mais avermelhada (eritema) que o usual, devido ao ingurgitamento sanguíneo que ocorre na região. É muito comum em tecidos onde há inflamação em curso.
HIPEREMIA E CONGESTÃO Indicam um local de volume sanguíneo aumentado num tecido particular. Geralmente ocorrem juntos. A hiperemia é um processo ativo, resultado do fluxo interno tecidual, pela dilatação arteriolar, como no músculo esquelético durante o exercício ou em locais de inflamação.
O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar.