Vem de Habeas Corpus, palavra do latim que significa "Que tenhas o corpo". Os mandados de segurança e os habeas data contra ato do próprio Tribunal ou de qualquer dos seus órgãos.
Muito obrigado. «Habeas corpus» é uma expressão latina formada por: habeas, segunda pessoa do presente do modo conjuntivo do verbo habere, que significa «ter» ou «haver», e corpus, forma do acusativo do substantivo corpus, que significa «o corpo em oposição à alma».
O Habeas Corpus surgiu na Inglaterra em 1215 e entrou na legislação brasileira no Código de Processo Criminal de 1832. A Constituição Republicana de 1891 foi a primeira das constituições nacionais a incluí-lo expressamente.
Nesse contexto, o Habeas Corpus — expressão latina que significa "tome seu corpo", braquilogia extraída de uma antiga fórmula processual inglesa utilizada pelo magistrado para ordenar ao carcereiro que se lhe apresentasse o preso[1] — surge como importante meio processual para defender o direito de ir e vir do cidadão.
O habeas corpus é um tipo de processo que só serve para proteger o direito de ir e vir das pessoas sempre que esse direito tenha sido ferido ilegalmente (ou com abuso de poder) ou esteja ameaçado de sê-lo. ... O habeas corpus é o mais básico dos processos porque ele protege o mais básico dos direitos: a liberdade pessoal.
Habeas corpus significa "que tenhas o teu corpo", e é uma expressão originária do latim. Habeas corpus é uma medida jurídica para proteger indivíduos que estão tendo sua liberdade infringida, é um direito do cidadão, e está na Constituição brasileira.
Significado de Habeas corpus locução substantiva Garantia constitucional que beneficia quem sofre ameaça, violência ou coação, assegurando-lhe o direito à liberdade e garantindo-lhe que esse direito não será ameaçado ou lesado por ilegalidade ou por algum tipo de abuso de autoridade.
Preceitua o art. 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal que, "conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder".
O direito de liberdade é uma das maiores garantias constitucionais do ser humano. O habeas corpus tem como propósito resguardar tal direito, bem como a ameaça a esse direito. A Constituição Federal e o Código de Processo Penal prevêem tal remédio, bem como disciplinam como ele pode ser utilizado.
O Supremo Tribunal Federal, nos termos do artigo 102, inciso I, alínea i, da Constituição Federal de 1988, processa e julga originariamente "o habeas corpus, quando o coator for Tribunal Superior ou quando o coator ou o paciente for autoridade ou funcionário cujos atos estejam sujeitos diretamente à jurisdição do ...