Relativo a gravidez (ex.: estado gravídico, hiperémese gravídica).
O útero no estado pré-gravídico não é palpável, pois tem localização intrapélvica. A partir de 12 semanas de gestação, o útero tem aproximadamente 15 cm palpável na borda superior da sínfise púbica. Devido a este aumento uterino, a depender da posição da mulher o formato abdominal muda.
Seu obstetra já pode perceber a presença da gravidez através do exame físico, pois seu útero está mais globoso e sua vagina e o colo do útero estão arroxeados devido o aumento da vascularização na mucosa.
Resgatando o conceito da OMS para uma condição de saúde, o ciclo gravídico puerperal é uma circunstância na vida dessa mulher, que se segue a um período de fertilidade, podendo ser desejada e planejada, ou surpreendendo de maneira não prevista ou planejada, com sentimentos de ambivalência e de aceitação, ou não.
O granuloma piogênico é uma das entidades mais frequentemente associadas à expansão dos tecidos moles. Em gestantes, é comumente denominado granuloma gravídico ou tumor gravídico. Acreditase que essa lesão, de natureza não neoplásica, represente uma resposta tecidual exuberante a uma irritação local ou trauma.
EXAMES DE ULTRASSOM:
Além do protetor solar, é importantíssimo o uso diário de hidratantes após o banho para evitar estrias, especialmente na barriga, seios, coxas e nádegas, que são os lugares mais comuns. No ano inteiro, é fundamental que a alimentação da gestante seja saudável e sem exageros.