Frio (do latim frigĭdu) é a sensação produzida pela perda de calor do corpo, causada pela baixa temperatura do meio externo para com o interno de um ser vivo. O calor é o oposto do frio. ... O frio é um processo sensorial. O calor é o processo de troca de energia entre corpos, devido à diferença de temperatura.
Frio também é um adjectivo que se utiliza em sentido figurado. Uma pessoa fria é uma pessoa que mostra indiferença, desapego ou desinteresse por algo ou alguém: "O Manuel é um homem frio: nunca demonstra as suas emoções", "Estou arrependida, acho que fui demasiado fria com ele".
Quente ou frio ou Caça ao Tesouro é uma brincadeira em que uma ou mais pessoas procuram por um objeto escondido e quem o escondeu lhes dá dicas conforme estejam próximos (quente) ou longe (frio).
FRIO – vem do Latim frigus, "frio, geada".
"Quando a temperatura do ambiente está mais baixa que a do nosso corpo, perdemos calor e é isso que provoca a sensação de frio. Mas porque então nosso corpo não esfria até congelar? Bom, nosso corpo possui diversas formas de se defender dessa perda de calor, por isso, no frio, ficamos tremendo.
A sensação de frio ocorre porque o corpo passa a perder calor muito rapidamente, a partir do momento em que os vasos sangüíneos da pele se dilatam irradiando mais calor para o exterior.
Quando estamos muito animados ou ansiosos, é comum sentirmos algo diferente no nosso estômago, conhecido como "frio na barriga". Essa sensação acontece porque há uma redução no fluxo sanguíneo para determinados órgãos, incluindo o intestino.
Quente ou frio é uma brincadeira bem tradicional e muito animada! Uma pessoa será responsável por esconder um objeto, os demais devem procurar o objeto escondido enquanto quem o escondeu dá dicas conforme estejam próximos (quente) ou longe (frio). Esta brincadeira desenvolve percepção, concentração e raciocínio lógico.
"Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito", texto Bíblico do Apocalipse, Capítulo III, Versículo 16. "Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca". Uma verdade existencial.