Ouça em voz altaPausarSignificado de Flagelo substantivo masculino Tipo de chicote, instrumento de tortura composto por uma ou várias tiras de couro que, unidas por um cabo de madeira, é usado para espancar. [Por Extensão] Punição feita por castigo físico; tortura. [Figurado] Tortura moral; em que há aflição; angústia.
Ouça em voz altaPausarTemos uma sociedade vivendo um flagelo social? Por extensão, a palavra flagelo se conceitua como: grande desgraça ou dano pessoal ou coletivo; calamidade, catástrofe, sinistro, permanência ou propagação de doença contagiosa, epidemia, praga, surto.
Ouça em voz altaPausarA pronúncia normal é /fla-gé-lo/.
Ouça em voz altaPausar[Figurado] Atormentar, afligir, mortificar.
Ouça em voz altaPausarOs flagelos são filamentos finos e compridos (maiores que o corpo do organismo onde se encontram), constituídos por protoplasma que se expande do corpo celular. São capazes de movimento vibratório, utilizado na locomoção e alimentação. São frequentes nos protozoários, esponjas e gâmetas móveis.
Ouça em voz altaPausarFlagelo (do latim: flagellum; "chicote") é a designação dada em diversos campos da Biologia aos apêndices móveis com forma de chicote presentes em muitos organismos unicelulares e em algumas células de organismos pluricelulares.
Ouça em voz altaPausarOs flagelos são filamentos finos e compridos (maiores que o corpo do organismo onde se encontram), constituídos por protoplasma que se expande do corpo celular. São capazes de movimento vibratório, utilizado na locomoção e alimentação.
Ouça em voz altaPausarFlagelo é a designação dada em diversos campos da Biologia aos apêndices móveis com forma de chicote presentes em muitos organismos unicelulares e em algumas células de organismos pluricelulares.
Ouça em voz altaPausarSão protozoários que possuem um ou dois flagelos, um a quatro pseudópodos; corpo em formato ameboide; a maioria é de vida livre em água doce e limpa, vivem como saprófitas se alimentando com matéria orgânica em decomposição nas águas.