Êxodo é o nome dado para a saída de um grupo de pessoas ou toda uma nação de uma região para outra. O êxodo pode ser considerado um sinônimo de emigração, pois também está relacionado com a ação de deslocamento de um grupo de pessoas de sua terra natal para uma localidade estrangeira.
Livro do Êxodo ou simplesmente Êxodo (do em grego clássico: ἔξοδος, éxodos, "saída" ou "partida"; em hebraico: שְׁמוֹת, Shəmōṯ, "nomes", a segunda palavra do começo do texto: "Ora estes são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito") é o segundo livro da Torá (vem logo depois de Gênesis) e o segundo da ...
1 partida, saída. Escapatória: 2 saída. 3 emigração.
Êxodo rural é o deslocamento ou migração de trabalhadores rurais que vão em direção aos centros urbanos. No Brasil, esse fenômeno populacional foi causado pelo crescimento da indústria e vida urbana, pois o processo de mecanização do campo tirou vários postos de trabalho.
Diáspora é um substantivo feminino com origem no termo grego "diasporá", que significa dispersão de povos, por motivos políticos ou religiosos.
O principal objetivo do Êxodo foi manter viva na memória a festa da fundação do povo hebreu como nação. A saída do Egito representa sua libertação da escravidão e o inicio da busca da Terra Prometida.
Shemot (em hebraico: שְׁמוֹת, cujo significado é "nomes", a segunda palavra, e a primeira palavra, da Parashá) é a décima terceira porção semanal da Torá (Parashá) no ciclo anual judaico de leitura da Torá e a primeira no livro de Êxodo.
Levítico (do grego Λευιτικόν, "Leuitikon", do original hebraico "torat kohanim") é o terceiro livro da Bíblia hebraica (em hebraico: וַיִּקְרָא, "Vaicrá" - "Chamado por Deus") e do Antigo Testamento cristão. ... As instruções no Levítico enfatizam práticas rituais, legais e morais ao invés de crenças.
Significado de Cisma substantivo masculino Separação de uma pessoa ou grupo de pessoas de uma organização, geralmente religiosa; dissidência: o grande cisma do oriente.