Perda limitada de substância superficial da pele, de uma mucosa ou de uma membrana superficial.
Escoriações são lesões simples, que ocorrem na camada mais superficial da pele, por exemplo uma perna ralada em uma criança, sem perda ou destruição do tecido. No geral, o sangramento é pequeno, porém podem ser muito dolorosas porque as terminações nervosas ficam expostas.
O transtorno de escoriação (skin picking) (TE) também conhecido por escoriação neurótica (neurotic excoriation), escoriação patológica, dermatotilexomania, acne escoriada (acne excoriée), ou escoriação psicogênica, é caracterizado pelo comportamento de arranhar, cutucar, cortar, escavar, realizar punção ou beliscar a ...
As causas do transtorno de escoriação são associadas a disfunções neuroquímicas, que resultam em reações sintomáticas de ansiedade. Já os sintomas incluem os aspectos físicos, caracterizados pelas lesões e manchas na pele, bem como as consequências emocionais, como vergonha e isolamento social.
Significado de Exulceração Formação inicial de uma úlcera; ulceração. [Figurado] Sofrimento que atinge o âmbito moral.
Significado de Abrasão substantivo feminino Desgaste por atrito; efeito de um abrasivo. [Medicina] Exulceração da pele ou das mucosas por meios mecânicos.
Podem beliscar pele saudável, irregularidades menores na pele, lesões como espinhas ou calosidades ou cascas de lesões anteriores. A maioria das pessoas belisca com as unhas, embora muitas usem pinças, alfinetes ou outros objetos. Além de beliscar a pele, pode haver comportamentos de esfregar, espremer e morder."
De maneira geral, os primeiros cuidados com escoriações devem ser: 1 – Lavar a área ferida com água corrente e sabão neutro; 2 – Se houver sangramento, pressione a lesão com uma gaze ou pano limpo para estancar o sangramento; 3 – Cubra a lesão com gaze e, se necessário, enfaixe o membro.
O tratamento do transtorno de escoriação é realizado com uso de medicamentos (psicofármacos), acompanhamento psiquiátrico, avaliação dermatológica e clínica (para descartar outras patologias) e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
Lavar a área ferida com água abundante e sabão. Se a ferida é fechada, e não há sinais de gravidade, aplicar gelo durante uma a três horas; manter a área acometida em repouso. Se mais tarde, geralmente no dia seguinte, o local ainda estiver inchado e dolorido, aplicar calor local para acelerar a cura.