Folheto externo do embrião (na fase de blastoderme) que vai formar a epiderme, o sistema nervoso central e os órgãos dos sentidos.
A ectoderme é a camada embrionária que dará origem aos componentes do sistema nervoso. No final da fase de gastrulação, inicia-se a formação da placa neural, na zona dorsal da ectoderme, na qual, já no decurso da organogénese, se formarão o notocórdio e o tubo neural.
A ectoderme ou ectoderma é um folheto embrionário exterior que reveste o embrião. ... Sua função não se limita a revestir o embrião. Este folheto dá origem a diversas estruturas como aos componentes do sistema nervoso.
O mais interior dos três folhetos embrionários (endoderme, mesoderme e ectoderme) de onde se formam os epitélios da faringe, do aparelho respiratório, do tubo digestivo e glândulas anexas, da bexiga e da uretra.
[ Biologia ] Tecido que surge a partir da mesoderme com o desenvolvimento embrionário dos vertebrados e que origina vários tecidos no adulto, incluindo tecidos conjuntivos dos ossos e cartilagens.
A endoderme ou endoderma é o folheto embrionário localizado mais internamente, formado durante o processo de gastrulação. Este folheto irá dar origem ao arquêntero (intestino primitivo), responsável pela formação do tubo digestivo que se comunica com o exterior através do blastóporo.
A ectoderme é a camada exterior de um embrião em desenvolvimento. As outras duas camadas do embrião são a mesoderme e a endoderme. A ectoderme forma-se durante a gastrulação, no estágio em que o sistema digestório primitivo está a se formar. Forma-se a partir do epiblasto.
A ectoderme forma-se durante a gastrulação, no estágio em que o sistema digestório primitivo está a se formar. Forma-se a partir do epiblasto.
A ectoderme é a camada mais externa, a endoderme é a mais interna, e a mesoderme é a intermediária entre elas. O número de camadas no embrião pode variar entre os grupos de animais, o que pode ser utilizado na sua classificação: ... Diblásticos ou diploblastos: possuem apenas dois folhetos – ectoderme e endoderme.