Ordem de animais artrópodes miriápodes que têm dois pares de patas em cada segmento do corpo.
Os diplópodes são representados pelos embuás ou piolhos-de-cobra, assim como os quilópodes, eles apresentam um par de antenas e o corpo dividido em anéis, com dois pares de patas em cada anel. Há diplópodes que podem apresentar até quatrocentos pares de patas.
Os quilópodes são animais velozes, carnívoros, sua alimentação faz-se à base de larvas e besouros. C omo exemplo podemos citar as lacraias e as centopéias. Atualmente existem mais de 581 espécies descritas.
Os quilópodes apresentam o corpo dividido em cabeça e tronco. Do tronco alongado desse animal, partem as patas, sendo um par de patas por segmento. Os quilópodes apresentam um par de antenas e apêndices venenosos no segmento mais anterior do seu corpo. ... O bserve que de cada segmento do tronco parte um par de patas.
Os diplópodes apresentam dois pares de patas por segmentos, e seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Os quilópodes possuem apenas um par de patas e corpo dividido em cabeça e tronco.
Os gongolos — também conhecidos como embuás ou piolhos de cobra —. são uma das pragas que mais dão arrepios às donas de casa. Mas não há motivo para pânico: especialistas garantem que essas criaturinhas tão nojentas que rodeiam nossos jardins e casas são inofensivas.
Os animais chamados de quilópodes e diplópodes pertencem ao subfilo Uniramia. Os exemplares mais conhecidos entre os quilópodes são as centopeias e as lacraias, mas já foram descritas cerca de 580 espécies encontradas na natureza. São animais com o corpo formado por tronco e cabeça (com um par de antenas).
Artrópode Diplópode/Filo
Os diplópodes apresentam dois pares de patas por segmentos, e seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Os quilópodes possuem apenas um par de patas e corpo dividido em cabeça e tronco.
A classe dos quilópodes (Filo Chilopoda) é um dos quatro grupos do subfilo Myriapoda, localizado no filo dos Artrópodes do reino animal. Atualmente existem aproximadamente 2.800 espécies de quilópodes vivas.