Relativo a congregação (ex.: seminário congregacional).
Doutrina. A denominação não ordena mulheres, é uma igreja reformada, evangélica e usa como línguas oficiais o alemão , espanhol e português. ... A igreja confessa a doutrina da Trindade, infalibilidade da Bíblia, a volta de Cristo, a indissolubilidade do casamento e os dons carismáticos .
O nome congregacionalismo é o regime de governo eclesiástico conhecido onde cada congregação local é autônoma e independente. A igreja local possui autonomia para sua própria reflexão teológica, expansão missionária, relação com outras congregações e seleção de seu ministério.
União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do BrasilClassificaçãoProtestanteSeparações1878: Casa de Oração 1967: Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil 2009: Igreja Puritana Reformada do BrasilCongregações400Membros50.000 (2004)Site oficialuiecb.com.br
São três as principais doutrinas da Igreja reformada: as Igrejas luterana herdadas do pensamento de Lutero, as Igrejas calvinistas (reformadas, ou presbiterianas) e a Igreja anglicana.
Câmara comemora 163 anos do Congregacionalismo Pátrio no Brasil.
Governo Eclesiástico é a forma administrativa dada às Igrejas. As principais formas de governo nas Igrejas são o congregacionalismo, o presbiterianismo, o episcopado e o representativo.
O modelo de governo Episcopal centraliza as decisões na pessoa do presidente da Igreja. ... Porém, pelo fato de o governo Episcopal dar ao presidente total poder de decisão, o mesmo deve sempre manter todas as suas decisões esclarecidas, a fim de evitar qualquer tipo de questionamento por parte dos membros.
Convenção das Igrejas Batistas Independentes no Brasil 45.000 membros (2019). Igreja Cristã Evangélica (Brasil) 41.0).