Vale frisar que o termo célula foi utilizado porque Hooke observou cortes de cortiça, nos quais foi possível observar apenas paredes celulares vegetais de células mortas. Por achar que aquelas estruturas eram apenas pequenas cavidades, denominou-as de célula.
Robert Hooke Data de criação: 1663. Criador: o físico inglês Robert Hooke.
Com o desenvolvimento da ciência e do microscópio, várias descobertas possibilitaram a construção de uma teoria celular. A descoberta das células possibilitou o desenvolvimento e crescimento de várias ciências, entre elas a biologia. Além disso, possibilitou aperfeiçoar os métodos de classificação dos seres vivos.
Os três princípios da teoria celular são descritos abaixo: Todos os organismos vivos são compostos de uma ou mais células; A célula é a unidade básica de estrutura e organização nos organismos; As células surgem de células pré-existentes....
Robert Hooke observou os pedaços de "cortiça" no microscópio e assim ele viu numerosas cavidades, por ele consideradas células. Por isso, hoje, sabemos que as células não são vazias.
No início, a teoria celular foi elaborada pelo cientista Robert Hooke, no ano de 1665. Com base nessa pesquisa a célula é uma unidade morfofisiológica de todos os seres vivos, ou seja, ela corresponde a menor unidade da vida. Hooke chegou a essa conclusão após observar cortes de cortiça com o auxílio de um microscópio.
A palavra célula foi usada, pela primeira vez, em 1667, pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça (tecido vegetal morto). Hooke percebeu que a cortiça era formada por numerosos compartimentos vazios.
Robert Hooke 55, nossos grifos); "Em 1665, Robert Hooke, um cientista inglês, estava trabalhando com um microscópio rudimen- tar e observou uma delgada fatia de cortiça; ele conseguiu, pela primeira vez, distinguir os contornos de uma célula [...] Embora Hooke já houvesse observado a célula em 1665" (7LDU, p.