1. [ Biologia ] Que pode viver e reproduzir-se privado de ar. 2. Que implica processos metabólicos que não envolvem oxigénio (ex.: exercício anaeróbico).
O termo anaerobiose reporta-se à ocorrência de reações químicas na ausência de oxigénio. O processo de produção de energia, a partir da glicose, em condições de anaerobiose, é, geralmente, designado por fermentação. ... Existem dois tipos principais: a fermentação alcoólica e a fermentação lática.
→ Anaeróbios facultativos: alguns organismos são classificados como anaeróbios facultativos, pois, na presença de oxigênio, realizam respiração aeróbia e, na ausência desse gás, realizam os processos anaeróbios.
Respiração anaeróbia ou anaerobiose é o processo metabólico celular condicionado em ambientes caracterizados pela ausência de gás oxigênio (O2). Muitas bactérias não são tolerantes ao oxigênio, por isso são denominadas anaeróbias obrigatórias (elas somente sobrevivem em ambientes redutores).
A palavra aeróbio quer dizer "com oxigênio" ou "na presença de oxigênio" e refere-se a tudo que necessita de oxigênio para subsistir. ... As bactérias aeróbias necessitam de oxigênio para respirar e, consequentemente, se proliferar, enquanto que as anaeróbicas proliferam-se em ambientes com pouco ou nenhum oxigênio.
1. Que acelera a respiração e o consumo de oxigénio . 3. [ Desporto ] Relativo à aeróbica (ex.: exercício aeróbico, ginástica aeróbica).
Respiração anaeróbia ou anaerobiose é o processo metabólico celular condicionado em ambientes caracterizados pela ausência de gás oxigênio (O 2). Muitas bactérias não são tolerantes ao oxigênio, por isso são denominadas anaeróbias obrigatórias (elas somente sobrevivem em ambientes redutores).
A fotossíntese pode ser definida como um processo de conversão de energia luminosa em energia química. Ela é realizada por plantas, algas e cianobactérias, que são classificadas como organismos autotróficos e fotossintetizantes por serem capazes de produzir o próprio alimento a partir da luz.
A respiração celular anaeróbica ou anaeróbia se trata da obtenção de energia a partir de reações químicas sem o envolvimento do oxigênio, como ocorre na fermentação e na glicólise. ... Após os processos que ocorrem para deixar a glicose livre e disponível, ela passa por uma série de reações no citosol da célula.