À vista é uma expressão utilizada na língua portuguesa para se referir a tudo aquilo que está diante de algo ou alguém. Exemplo: "Terra à vista" ou "Ela fará o pagamento à vista".
Pagar à vista significa que o valor total é pago no ato da compra — seja em dinheiro, no cartão de débito ou no de crédito. Muitos lojistas oferecem descontos nesta forma de pagamento, principalmente se for em dinheiro vivo, já que ele não terá que pagar taxas de utilização das maquininhas de cartões.
À vista, com acento indicador de crase, é uma expressão sinônima de: diante dos olhos, na presença, perante e de imediato, sendo muito utilizada para referir um pagamento total feito no ato da compra.
1. à vista disso. Expressão usada em orações coordenadas sindéticas conclusivas , assim como: portanto, desse modo, assim sendo.
A expressão à vista ― repare no uso da crase ― ressalta algo que está diante de nossos olhos, em local aparente ou na presença de alguém/alguma coisa; à mostra, visível. Além disso, quando o pagamento de algum produto ou serviço acontece sem parcelamento, ou seja, de uma vez só, diz-se que é à vista.
A prazo e à vista A expressão oposta de a prazo é à vista, com acento indicador de crase, sendo muito utilizada para referir um pagamento total feito no ato da compra.
Comprar à vista, segundo a maioria dos especialistas, é a melhor opção quando você tem o dinheiro disponível. Já que pode garantir um desconto para que você possa economizar. Entretanto, em alguns momentos usar o cartão de crédito pode ser necessário e mais vantajoso.
Principais formas de pagamento e seus benefícios
Na fórmula M = P . (1 + i)n , o principal P é também conhecido como Valor Presente (PV = present value) e o montante M é também conhecido como Valor Futuro (FV = future value). Na calculadora HP-12C, o valor presente é representado pela tecla PV.
A diferença entre um pagamento à vista e a prazo está no número de meses que levam à sua quitação.