Antigamente, a máscara estava ligada a rituais religiosos de tribos, principalmente africanas, representava deuses e espíritos, e também era utilizada como forma de dar força ao guerreiro e assustar os inimigos em guerras. ... No século XV, em Veneza, Itália, a máscara passou a ser utilizada no Carnaval.
Surgidas em Veneza, na Itália, por volta do século XII, as máscaras venezianas de Carnaval, como a conhecemos hoje, possuem uma longa e rica trajetória que começa ainda na idade média.
A máscara é possivelmente o mais simbólico elemento de linguagem cênica através de toda história do teatro. Seu uso, provavelmente, remonta à representação de cabeça de animais em rituais primitivos, quando ou o objeto em si ou o personagem que o usava representavam algum misterioso poder.
O intuito de usar máscaras era personificar alguém e representar sua essência. Posteriormente, no continente Oriental, a máscara se tornou um acessório usado em procissões, para tornar o evento mais divertido. Na Grécia e Roma antiga o adereço era usado para representar personagens no teatro.
MÁSCARAS ITALIANAS DE CARNAVAL: ARLECCHINO, ZANNI, ETC.
As máscaras podem ser feitas com diversos materiais, mas geralmente a opção é pelos naturais como madeira, fibras, palhas, barro, chifres, conchas, plumas, peles de animais, pedras, tecido ou espiga de milho, entre outros. Sem dúvida as máscaras têm tudo a ver com o Carnaval!
O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.
O Carnaval de Veneza é muito mais antigo do que se pensa. A festa foi instituída em 1094 (mesmo ano da consagração da Basílica de São Marcos) pelo doge Vitale Falier. ... Mas foi em 1296, que o Senado veneziano formalizou o carnaval com um decreto que declarava que o último dia antes da quaresma fosse festa.
As duas mascaras representam para o teatro o gênero da comédia e do drama. A máscara que está sorrindo faz referencias as comédias e a que está triste à tragédia. A ideia delas remonta desde o período da Grécia Antiga e o surgimento do teatro.
Máscara caiu é quando alguém foi descoberto escondendo um determinado segredo, é alguém sem vergonha. MARIPOSA faz muito tempo que você mentia que não me traía, mas hoje a máscara caiu: te encontrei com outra.