A maiêutica socrática normalmente é descrita como a arte de conduzir alguém a produzir o próprio conhecimento por meio de perguntas, sem que Sócrates acrescente nada a este conhecimento. Porém, pensamos que ela é mais complexa que isso. Sócrates, para explicar sua arte a Teeteto, compara-se às parteiras.
A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar. ... Esse exercício era o que ficou conhecido como maiêutica, que significa a arte de parturejar.
A segunda etapa do método socrático é conhecida como maiêutica, que significa "parto". Nesse segundo momento, o filósofo continua fazendo perguntas, agora com o objetivo de que o interlocutor chegue a uma conclusão segura sobre o assunto e consiga definir um conceito.
A caverna, também chamada de gruta, é um símbolo universal de origem, nascimento e de iniciação através do renascimento. É também uma representação do útero maternal e do mundo das ilusões de Platão. A sua conotação mais negativa prende-se com o antro e o abismo povoado de monstros e outras personagens terríveis.
Aleteia (em grego clássico: ἀλήθεια; romaniz.: Alétheia , lit. verdade, no sentido de desvelamento: de a-, negação; e lethe, "esquecimento"), para os antigos gregos, designava a verdade e a realidade, simultaneamente. Em Sein und Zeit, Martin Heidegger retomou o termo para definir a tentativa de compreensão da verdade.
O método socrático. É justamente em oposição à argumentação retórica dos sofistas que Sócrates desenvolve a dialética socrática, com o objetivo de mostrar um caminho racional para que os homens pudessem alcançar um conhecimento verdadeiro. Para ele, a discussão não visa vencer ou persuadir.
Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor. ... Neste diálogo com os habitantes de Atenas, Sócrates afirmou não saber nada de nobre e nada de bom.
Ironia significa simulação. ... Para Sócrates, a ironia tem mais de malícia do que de ignorância ou humildade, é assim, uma falsa ignorância, onde se pergunta já sabendo a resposta, onde existe a consciência de superioridade perante o interlocutor.