Você sabe o que quer dizer a letra "a" na sigla crea? CREA significa: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Crea-SP é a sigla que identifica o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina e provavelmente um dos maiores do mundo.
As profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea são:
Conselho Regional de Educação Física O registro profissional é um cadastro de trabalhadores, juntamente ao conselho responsável pela categoria ou através do SIRPWEB do Ministério do Trabalho. Esse cadastro permite ao profissional atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada por leis federais.
A mudança ocorreu em virtude da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), no cumprimento do que determina a Lei 12.378, de 31 de dezembro de 2010, e após a posse do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), arquiteto Haroldo Pinheiro, ocorrida em 19 de dezembro de 2011.
As principais funções do CREA é verificar, orientar e fiscalizar os exercícios profissionais com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais dos ofícios que são abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA. Além de promover a valorização profissional e garantir a primazia dos exercícios das atividades profissionais.
O chamado Sistema Confea/Crea é o conjunto formado pelo Confea e pelos Creas atuando de forma associada e coesa em prol de um objetivo comum: zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, observados os princípios éticos profissionais.
O CREA serve para fiscalizar, controlar, orientar e aprimorar o exercício e as atividades profissionais das Engenharias em geral e Técnicos, para que garanta que os serviços sejam realizados por profissionais realmente formados e qualificados.