Zeitgeist é um termo alemão cuja tradução significa espírito da época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. Significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.
Zeitgeist é uma palavra em alemão que significa "O espírito do tempo." De forma simples, podemos dizer que é uma série de elementos que formam o ambiente cultural e intelectual mundial em um período específico da história. Ou seja, as características das pessoas (consumidores) ao longo do tempo.
Em 1769, Herder escreveu uma crítica ao trabalho Genius Seculi do filólogo Christian Adolph Klotz, introduzindo a palavra Zeitgeist como uma tradução de genius seculi (Latim: genius - "espírito guardião" e saeculi - "do século").
Significado de Zeitgeist O termo refere-se ao conjunto do clima cultural e intelectual de certa época do mundo, assim como as características genéricas que pertencem a um determinado período de tempo. ... Para Hegel, a arte reflete a cultura da época em que foi criada.
O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual, sociológico e cultural de uma pequena região até a abrangência do mundo todo em uma certa época da história, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.
Zeitgeist é um termo alemão que significa espírito da época. Trazendo para a psicologia, quando lemos "zeitgeist" em um livro o autor está se referindo ao clima intelectual e cultural da época que propiciou o surgimento de algo, daquilo que ele está abordando no texto.
Assim, o espírito de uma vida intelectual está no fato de que se ela transcende a vida prática, deve ser no sentido de propiciar um maior entendimento dela. ... Assim, o espírito de uma vida intelectual está no fato de que se ela transcende a vida prática, deve ser no sentido de propiciar um maior entendimento dela.
Frequentemente, costuma-se dizer que o artista é um produto do seu tempo. Assim, já que através de sua obra tenta expor a visão de um aspecto da realidade, que pode ser tanto um desejo, uma ideia ou uma atitude pessoal diante de algo.
Hegel valoriza a história, o espírito do povo e o espírito do tempo. ... A razão hegeliana não se sobrepõe à história, mas também não se limita a justificá-la, daí a dialética entre o espírito do povo e o espírito do tempo.
O principal, então, da teoria personalista está nas idéias de certos indivíduos considerados grandes pela sociedade. A teoria naturalista, alternativamente, sustenta que a história é definitivamente moldada e alterada certamente não pelos indivíduos, mas pelos tempos em que esses indivíduos estavam vivendo.