Stop loss (parar perda em inglês) é simplesmente uma ordem automática de venda que você programa na sua corretora ao investir no mercado de ações. Esse recurso é usado para mitigar riscos e, em resumo, consiste em uma reação a possíveis perdas.
Colocar uma ordem stop loss é simples: basta contatar sua corretora e determinar qual será o patamar de stop. Facilitando o processo, alguns home brokers já possuem esta funcionalidade, dando ao investidor uma garantia extra na hora de negociar ações.
O Stop é uma programação e tem como finalidade encerrar uma operação vencedora ao atingir seu objetivo ou limitar uma perda sobre um determinado ativo, tanto na compra quanto na venda.
O momento ideal para acionar tanto o Stop Loss quanto o Stop Gain deve ser precedido pelo critério de definição de um percentual do seu investimento inicial que você está disposto a perder. É preciso considerar os riscos que podem acontecer caso a Bolsa de Valores oscile para mais ou para menos.
Enquanto o stop gain é uma operação que vende as ações automaticamente para garantir o lucro da operação, o stop loss faz o contrário. O stop loss vende as ações automaticamente para evitar perdas ainda maiores.
Quando o papel atinge o preço estipulado, ele será vendido automaticamente pelo melhor preço encontrado no mercado. Veja um exemplo: Imagine que você comprou uma ação por R$50,00 e programou o stop loss em R$45,00. Se o preço cair até o valor programado, a sua perda fica restrita a 10%.
Se você utiliza qualquer técnica de gestão de risco — algo fundamental para qualquer investidor — toda vez que você abrir uma nova posição (seja comprado ou vendido) deve colocar logo em seguida: uma ordem stop.
Aqui, a ideia é colocar o Stop Loss numa referência no tempo, como os pontos máximos e mínimos da última hora, por exemplo. Assim, se o preço subir ou descer da hora anterior, há a possibilidade de a trade não ser bem sucedida, sendo que é melhor sair da posição. Abaixo, irá encontrar um exemplo de compra e venda!