A expressão "registros meteorológicos" compreende todos os relatos, anotações e sobretudo dados coletados de fenômenos da natureza.
Uma estação meteorológica é um conjunto de instrumentos ou sensores que recolhem dados para análise do tempo meteorológico. Esses instrumentos/sensores são capazes de registrar a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar, chuva, pressão atmosférica entre outras variáveis.
Portanto, os instrumentos meteorológicos são equipamentos utilizados para adquirir dados meteorológicos (termômetro/temperatura do ar, pressão atmosférica/barômetro, higrômetro/umidade relativa do ar etc).
Monges alemães publicaram pela primeira vez em , em seu semanário científico, uma tabela com dados meteorológicos. ... Só muito mais tarde é que surgiu a meteorologia, com a invenção do termômetro, barômetro, telégrafo e a troca de informações à distância.
Se sabemos que vai chover, levamos o guarda-chuva quando saímos de casa. Por outro lado, a previsão de enchentes, de geadas ou de falta de chuvas pode evitar prejuízos. ... A meteorologia é a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo.
Meteorologistas usam mapas meteorológicos para prever o tempo. Um Higrômetro mede o teor de vapor de água do ar ou a umidade. Um Balão meteorológico mede as condições climáticas mais altas na atmosfera. Uma Bússola é um instrumento de navegação para encontrar direções.
Essas estações coletam e analisam os dados e, desse modo, o clima local ou da região é definido. Entre as informações geradas com os registros das estações meteorológicas estão a velocidade média de vento, temperaturas médias e máximas diárias, direção do vento, umidade relativa do ar e volume de chuva.
As variáveis registradas no arquivo da estação convencional são: temperatura do ar, temperatura máxima e mínima diária, umidade, pressão, velocidade e direção do vento, precipitação, insolação total diária.
Para que as informações sejam processadas, o observador meteorológico faz a leitura do barômetro, verifica a quantidade, tipo e distribuição das nuvens. Depois, confere se há a presença de fenômenos ópticos como halo, arco-íris, glória etc.