Por que tamanha judiação Já nos primeiros versos podemos entender que a terra ardendo qual fogueira de São João se refere ao contexto de seca em que se passa a narrativa da canção. As queimadas que destroem o solo, a fauna e a flora da região são comparadas às fogueiras das famosas festas juninas.
Quando oiei a terra ardendo! Por que tamanha judiação? Por que tamanha judiação?
O tema dessa música é a seca do nordeste, causando consequentemente o sofrimento da população residente dessa região.
"Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantação, eu te asseguro, não chore não viu, que eu voltarei viu, meu coração"; O imaginário desta canção traz-me sempre sensações genuínas, o lirismo das palavras que a compõem é forte e tocante e a força pujante da sua composição, embora triste, carrega uma esperança e ...
Na canção, Luiz Gonzaga retrata a história de luta e resistência do povo sertanejo. "Quando olhei a terra ardendo, quão fogueira de São João. ... A poesia da música "Asa Branca", que caracteriza tão bem a história de luta e resistência do povo sertanejo brasileiro, completa, neste mês de maio, 70 anos de seu lançamento.
Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) Quando olhei a terra ardendo Qual a fogueira de São João Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação Que braseiro, que fornalha Nem um pé de prantação Por falta d'água perdi meu gado Morreu de sede meu ...
Luiz Gonzaga Humberto Teixeira Asa Branca/Compositores
tratado na música são os dilemas humanos, atravessados por humor, ironia, desejos, miséria e sofrimentos, não segue as estruturas poéticas tradicionais, já que formulada para a canção popular.