[Brasil, Informal] Rebentar com barulho ou como pipoca (ex.: a rolha da garrafa pipocou). ... [Brasil, Informal] Aparecer de repente (ex.: na época pipocaram boatos sobre o caso). 4. [Brasil, Informal] [ Desporto ] Ficar com medo e hesitar numa jogada (ex.: os jogadores da selecção não podem pipocar).
No contexto do futebol brasileiro, o Dicionário Houaiss indica que pipocar é o mesmo que «demonstrar medo (o jogador) de disputar jogada, de chutar ao gol etc.; acovardar-se», e pipoqueiro, o «jogador que costuma pipocar».
19 expressões que só quem é muito boleiro entende
- Marcação homem a homem: quando os jogadores de um time marcam os adversários individualmente. - Ganhar de virada: quando um time que começa perdendo consegue ganhar o jogo.
Sujeito que promete muito que diz ser capaz de muitas coisas, tira onda e bota banca mas na hora do vamos ver não é capaz de *** nenhuma, só fica estourando. Também é usada pra definir pessoas "zé manés" que ficam contando tudo que se fala pra outras pessoas, e causando discórdias e ainda pedem pra quem falou repetir.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Jato forte e intermitente; borbulhão, jorro: "A cabana do velho guerreiro estava junto das formosas cascatas, onde salta o peixe no meio dos borbotões de espuma" ( JAl1 ) . 2 Saída impetuosa de uma substância gasosa; golfada: Da caldeira do navio saíam borbotões de vapor.
Pipocar é um termo do futebol. Significa, ainda em tempos modernos, sair de uma dividida, tremer diante de uma responsabilidade ou não se apresentar num momento difícil.
Já pega aquela cerveja gelada, abre seu pacote de Mendorato e teste seus conhecimentos abaixo: