A expressão "Passagem de Bastão" é utilizada para referenciar os trabalhos que um time faz e que precisa ser continuado por outro time, e em algum momento o trabalho "sai de uma mão e vai para a outra mão".
No esporte a passagem de bastão acontece na provas de corrida de revezamento, onde um corredor começa correndo e após alguns metros alcança um outro corredor e neste momento o primeiro passa o bastão para o segundo para este continua a corrida em seu lugar.
A passagem do bastão deve ocorrer no interior da zona de troca. Uma área de 20 metros de comprimento. Existe à zona opcional de (10 metros). Existe uma zona de referência ou Handcap, é ponto que o atleta receptor começa a correr.
Estilos de passagem do bastão (técnica) ASCENDENTE (de baixo para cima) DESCENDENTE (de cima para baixo).
Nas disputas de revezamento, cada um dos quatro atletas percorre, conforme a prova, 1 metros. Ao se aproximar do companheiro de equipe, o atleta deve repassar o bastão um tubo cilíndrico de até 30 cm de comprimento dentro da zona de passagem.
As corridas de revezamento totalizam 400m ou 1600m. Em ambas, a prova é dividida em 4 corredores, que percorrem distâncias iguais e as passagens de bastão são feitas em uma área de 20m, nas provas de 4x100m e 10m, nas provas de 4x400m....
m (100 m cada atleta), sendo que ao fim de sua participação o atleta deve passar um bastão para o seu companheiro. Essa troca pode ocorrer em um espaço limitado de 20 metros chamada de zona de passagem do bastão. Caso ultrapasse essa marca, a equipe será desclassificada.
Estilos de passagem do bastão (técnica) ASCENDENTE (de baixo para cima) DESCENDENTE (de cima para baixo).
O revezamento é uma prova clássica do atletismo. Quatro corredores se alternam na mesma raia ao longo de 400 metros. A cooperação entre eles é sinalizada pela passagem de um bastão. Vence a equipe que completar o circuito em menor tempo.