Significado de nó cego: Pessoa que é muito enrolada para fazer certas coisas.
1. Desamolado. Lâmina, navalha, faca, canivete ou qualquer objeto cortante que não esteja afiado.
Invisual [in (como o sentido de negação) + visual, «que é relativo à vista ou à visão»] está há muito aceite como sinónimo de «cego». Encontra-a registada nos mais recentes dicionários de língua portuguesa casos do da Academia das Ciências de Lisboa e do da Porto Editora, por exemplo.
As palavras cego e sego existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra cego é a mais utilizada, com significação mais abrangente.
O nó direito é firme e fácil de ser defeito. Serve para unir duas cordas de mesma espessura. Cruze uma corda sobre a outra e puxe um pouco. Repita o cruzamento, mas puxe os dois fios para os lados (se puxar para cima, vira um nó cego).
O Nó Cego (Granny Knot) é um nó de enlaçe que pode ser utilizado para segurar uma corda ou linha à volta de um objeto tal como um saco ou uma embalagem.
Sego vem do verbo segar. O mesmo que: finalizo, colho, corto, separo, ceifo.
Significado de Ceguinha substantivo feminino Designação popular de um vespídeo da região de Iguape, no Estado de São Paulo.
O termo "invisual" foi adotado pela generalidade das pessoas, instituições e meios de comunicação como um eufemismo para referência às pessoas com deficiência visual.
As duas formas – cega e sega – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Cega é o feminino de cego – significa privada do sentido da visão; invisual.