Senior Member. "se mal" é um expletivo, aliás, na verdade "se mal lhe pergunto" e "ainda que mal lhe pergunte" são expressões fixas, com o sentido de "dê-me licensa de perguntar", "desculpe se lhe pergunto", mas de uma forma um pouco irônica.
Como se ficesse uma pergunta que não era para se feita.
De origem nordestina, esse ditado popular significa que quando uma situação aperta, a pessoa dá um jeito e resolve.
Você já teve aquela dúvida na hora de escrever se o correto era mal ou mau? A resposta para essa pergunta é simples: as duas formas existem e estão certas.
Mau é sempre adjetivo, e significa "ruim", "imperfeito", que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. ... Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa "incorretamente", "erradamente". Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem.
"Mau" é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. "Mal", por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. ... "Mal", como substantivo e no plural, torna-se "males".
Mau é sempre adjetivo, e significa "ruim", "imperfeito", que causa prejuízos. ... Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa "incorretamente", "erradamente". Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem. Como advérbio, refere-se sempre a um verbo.