Quando existe alguma situação que exige muita paciência é comum dizer "haja paciência" e quando existe alguma situação que exige muito controle emocional é comum dizer "haja coração". Exemplos: Haja paciência para aturar essa criança barulhenta!
De fato, o correto, na expressão popular que tanto ouvimos, é a utilização do haja, presente do subjuntivo do verbo haver. Que haja, que exista coração. O significado é esse. Mas, se o coração existir, pode ser preciso que ele aja.
1. Ter, possuir, estar na posse de. 2. Conseguir.
"Haja" é a flexão do verbo haver na 1ª e 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo ou negativo (haja você, não haja você). Pode ser substituída por: acontecer, existir, ocorrer, ter. Observe: Haja o que houver, estaremos juntos nessa batalha. (Ocorra, aconteça).
"Depois da derrota o pior resultado é o empate." "Haja coração!"
⇒ Verbo HAVER como impessoal: Quando possui o significado de "existir", "ocorrer", "acontecer", "realizar" ou na indicação de tempo decorrido. Nesse caso, terá apenas a conjugação de 3ª pessoa do singular.
Haja é uma flexão do verbo haver, enquanto aja é uma flexão do verbo agir.
"Aja dinheiro" ou "Haja dinheiro"? Nestas expressões, o correto é escrever com "Haja".
Significado de Haja substantivo deverbal Ação de haver, de existir, de possuir uma existência real ou abstrata: que haja esperança para vencermos os obstáculos da vida. [Gramática] Na acepção acima citada, o verbo haver é impessoal e não possui sujeito. Etimologia (origem da palavra haja). Forma regressiva de haver.
É uma metáfora muito conhecida, e representa a origem do novo. A frase vem do terceiro versículo do Livro do Gênesis, quando diz que "No princípio, Deus criou o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo.