A cadeia produtiva compreende o processo primário da organização. Ela nada mais é do que um conjunto de etapas consecutivas ao longo da produção, as quais os diversos insumos (matéria-prima) são transformados em um (bem ou serviço).
Cadeias Globais de Valor podem ser definidas como o conjunto de atividades necessárias a produção e entrega do produto ao consumidor final. A qualificação do processo como cadeia de valor advém do fato de a produção se dar em estágios que agregam valores adicionados.
Cadeia produtiva corresponde a um conjunto de fases operacionais, onde ao longo destas uma matéria-prima é transformada em um produto final. ... Ou seja, a cadeia produtiva acontece desde a extração e manuseio da matéria-prima até à distribuição do bem aos consumidores.
As cadeias globais conduzidas pelos produtores e pelos compradores estão presentes em distintos setores industriais, elas são conduzidas por diferentes tipos de capital transnacional (industrial e comercial, respectivamente) e elas variam em seu núcleo de competências (no nível da firma) e suas barreiras de entrada ( ...
Quais são as etapas da cadeia produtiva
Ou seja, a cadeia de valor se refere a atividades primárias ou de apoio, desempenhadas por uma empresa e não conjunto de atores, rede ou sistema de organizações. ... Portanto a cadeia produtiva mais abrangente seria um conjunto de cadeias de valor individuais que apresentam interseções com a cadeia produtiva.
Ela se encontra à direita da cadeia de valor e representa a diferença entre o valor percebido pelo cliente e o custo total de produção do produto/serviço. Assim, a margem está diretamente ligada à lucratividade da empresa.
Visto isso, separamos a cadeia produtiva em três etapas: