Ouça em voz altaPausarProdutos biodegradáveis são aqueles compostos por itens orgânicos e que, por isso, se decompõem facilmente pela ação bacteriana. Tratam-se, portanto, de produtos considerados sustentáveis e que contribuem para a redução do lixo e da poluição do solo, das águas e do ar.
Ouça em voz altaPausarQue pode ser decomposto por microrganismos vivos até desaparecer por completo (ex.: detergente biodegradável).
Ouça em voz altaPausar– Além das propriedades e das composições das substâncias, a Química também estuda as transformações químicas da matéria.
Ouça em voz altaPausarResposta: Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases.
Ouça em voz altaPausarMateriais biodegradáveis são aqueles compostos por elementos orgânicos que se decompõem no meio ambiente em um curto espaço de tempo. Trata-se de produtos sustentáveis que reduzem a poluição e contribuem com a redução do lixo nas cidades.
Ouça em voz altaPausarQue pode ser decomposto ou destruído pela ação de agentes biológicos (microrganismos, bactérias etc.); diz-se da substância que se decompõe pela ação de um agente biológico.
Ouça em voz altaPausarPlástico Biodegradável: a degradação é resultado da ação de micro-organismos naturais como bactérias, fungos e algas. ... Plástico Degradável: se degrada em razão das modificações em sua estrutura química sob condições ambientais específicas, quando como, por exemplo, quando colocamos uma sacola plástica exposta ao sol.
Ouça em voz altaPausarAs evidências de que uma transformação química ocorreu são, em geral: a liberação de gases e/ou luz, a mudança de cor ou temperatura e a formação de precipitado (formação de um sólido insolúvel após interação de dois reagentes solúveis).
Ouça em voz altaPausarAs transformações químicas, também definidas como reações químicas, consistem na transformação de novos produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações das suas características iniciais, chamadas de reagentes.