A Idade da Pedra é o período da Pré-história durante o qual os seres humanos criaram ferramentas de pedra sendo então, a tecnologia mais avançada naquela época.
A Idade do Bronze foi o período que ficou conhecido pelo desenvolvimento de ferramentas e utensílios feitos com o bronze como matéria-prima. O bronze é a liga metálica feita a partir da junção de cobre com estanho que resulta em um material resistente e ótimo para produção de ferramentas.
4.000 a.C. - 500 a.C. Idade do Cobre, ou Calcolítico (do grego Χαλκός, transl. khalkos), "cobre" + λίθος, transl. líthos, "pedra") é um dos períodos da proto-história, situado cronologicamente entre o Neolítico e a Idade do Bronze (aproximadamente 33 a.C.).
Esse período da Pré-História é subdividido em três partes: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro. Paleolítico (2.5 milhões - 10.000 a.C.) Mesolítico (13.000 - 9.000 a.C.) Neolítico (5.000 - 3.000 a.C.)
O Paleolítico é também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Esse nome é decorrente de uma habilidade desenvolvida pelos primeiros seres humanos na produção de ferramentas e instrumentos de trabalho.
A Idade da Pedra corresponde ao período em que os humanos usavam ferramentas de pedra. Embora este período varie de região para região, estima-se que as primeiras ferramentas de pedra surgiram há cerca de 3 milhões de anos, na África.
3100 a.C. – 300 a.C. Idade do Bronze/Períodos
O bronze começou a ser trabalhado e produzido na última fase da Pré-História, a chamada Idade do Bronze, que ocorreu entre 40 a.C. Sua descoberta teve início com o aprendizado do manuseio do cobre em 5000 a.C., o que culminou com o manejo e conhecimento da sua manufatura (produção).
Principais características da Idade do Cobre: - Confecção de artefatos de cobre, facilitando a vida cotidiana. ... - Confeção de armas de guerra (espadas e escudos), principalmente no período final da Idade do Cobre. Possibilitou vantagens, em momentos de guerra, às comunidades que dominavam esta arte.
Estimativas iniciais da descoberta do cobre sugerem por volta de 9000 a.C. no Oriente Médio. Foi o mais importante dos materiais da humanidade durante a Era do Cobre e Bronze.