Quanto maior o número, mais alta a viscosidade. Por exemplo, um óleo SAE 40 é mais viscoso que um SAE 30. ... Daí vem a classificação feita por dois números separados pela letra W (do inglês winter, que significa inverno).
Na embalagem do óleo lubrificante, podemos ler alguns números e letras formando uma sigla, como 15W40, 10W30, 15W30 e, ainda, as especificações API e SAE. ... Quanto maior esse número, maior a viscosidade para suportar altas temperaturas. Assim, um óleo SAE 10W30 é mais fino que um SAE 15W40.
Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído).
O que realmente significa 5w40? O "W" significa "Winter" (inverno em inglês), o número anterior indica a viscosidade (ou espessura) do óleo a baixas temperaturas (daí o W), e o número seguinte indica viscosidade a temperaturas mais altas (150oC em média), quando o motor está realmente em execução.
Na API S, a sigla vem seguida de outra letra, para determinar qual o nível de desempenho o óleo atende. Quanto mais distante a segunda letra estiver do "A" no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto. Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, podendo obter um desempenho muito melhor.
Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído). O W na classificação vem do termo em inglês Winter, que significa inverno.
Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído).