A Escola de Chicago é uma escola de pensamento econômico defensora do livre mercado e que foi disseminada por professores da Universidade de Chicago. ... As ideias defendidas estão associadas à teoria neoclássica da formação de preços e ao liberalismo econômico.
A Escola de Chicago foi o berço da sociologia americana nos anos 30, tendo como objeto de estudo a cidade como ente vivo capaz de influenciar as condutas criminosas. Veio em franca oposição ao Positivismo, tentando trazer um novo marco, novas problemáticas e novos olhares em relação à criminalidade.
A escola de Chicago é uma ramificação da ciência criminológica que visa valorar o impacto social desordenado nos índices de criminalidade, o ambiente tem influência sobre a atuação criminosa.
A "Escola de Chicago" se notabiliza por sua ampla gama de interesses, dedicando-se a estudos que vão da regulamentação ao casamento, da escravidão à demografia.
A Escola de Chicago surgiu baseando-se em ideais da Escola Austríaca. Ambas defendem ideologias liberais, mas a diferença entre elas está justamente no fato de que a Escola Austríaca defende mais o Liberalismo e debatia os princípios socialistas.
Na sua proposta de estudo da cidade, a Escola de Chicago buscou uma analogia biológica e na relação direta entre forma e função social, e através do conceito Qe competição, estudar o crescimento das cidades, sobretudo das metrópoles e da expansão urbana.
Como decorrência desse processo, Chicago presenciou o aparecimento de fenômenos sociais urbanos que foram concebidos como problemas sociais: o crescimento da criminalidade, da delinquência juvenil, o aparecimento de gangues de marginais, os bolsões de pobreza e desemprego, a imigração e, com ela, a formação de várias ...
como área empírica a cidade de Chicago. ... Dessa forma, a Ecologia Humana, na sua proposta para a investigação da cidade, considera a mobilidade e a composição da população, a organização territorial e a divisão do trabalho (ocupações), a organização interna da cidade e os processos de mudanças no espaço urbano.
Na sociologia, a Escola de Chicago refere-se à primeira importante tentativa de estudo dos centros urbanos combinando conceitos teóricos e pesquisa de campo de caráter etnográfico. ... A Escola de Chicago inicia um processo que aborda os estudos em antropologia urbana, em que o "outro" torna-se o "próximo".
Com a formação da Escola de Chicago inaugura-se um novo campo de pesquisa sociológica, centrado exclusivamente nos fenômenos urbanos, que levará à constituição da chamada Sociologia Urbana como ramo de estudos especializados. ... Foram eles que elaboraram o primeiro programa de estudos de sociologia urbana.