A CRUZ VERMELHA dedica-se em todo o mundo a proteger a vida humana e promover a paz duradoura. Os membros deste Movimento ajudam as pessoas afetadas pelos conflitos armados, catástrofes naturais e outras tragédias humanas, protegendo as vítimas e a dignidade humana, aliviando o sofrimento.
1949 O Artigo 38 da Primeira Convenção de Genebra de 1949 confirmou os emblemas da cruz vermelha, do crescente vermelho e do leão vermelho e o sol, sobre um fundo branco, como os símbolos de proteção dos serviços médicos das forças armadas.
Organização é um marco da Europa violenta do século 19 Impressionado com a tragédia, Dunant organizou os serviços para atender os feridos de ambos os lados. ... Em 1863, Dunant foi nomeado pelas autoridades suíças para um comitê que passou a viabilizar suas propostas humanitárias. Assim nascia a Cruz Vermelha.
O setor da saúde possui diversos símbolos importantes, como, por exemplo, a Cruz da Vida, que representa o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e os serviços prestados em situações de risco e prevenção de doenças.
Originalmente, a Cruz Vermelha era o símbolo utilizado em uma referência ao "Croix-Rouge", o movimento humanitário internacional criado em Genebra em 1864 com o objetivo de ajudar os feridos em guerras e conflitos.
Os grupos não são religiosos; no entanto, Cruz Vermelha é o nome usado principalmente nos países cristãos (a cruz é o símbolo do cristianismo) e Crescente Vermelho é a denominação usada nos países muçulmanos (uma lua crescente é o símbolo do islã).
O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é uma rede humanitária global de 80 milhões de pessoas que ajudam aqueles que enfrentam desastres, conflitos e problemas sociais e de saúde.
Nível superior é exigido e ter flexibilidade de viajar a qualquer momento. Entre outras, a instituição recruta médico, advogado, mecânico e policial. Para participar do processo de seleção da Cruz Vermelha é preciso ter, ao menos, o inglês fluente.
Além de cuidar dos feridos de guerra, atualmente a Cruz Vermelha socorre os feridos atingidos por calamidades naturais e trabalha para o fortalecimento e consolidação dos direitos humanitários por meio também, das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha que se espalharam por todos os países.