A cor dos nossos olhos é apontada pela genética, de pais para filhos, e a cor que eles possuem são determinadas pela quantidade de melanina presente na nossa íris.
A quantidade deste pigmento (chamada melanina) presente na íris do seu olho determina a cor dos seus olhos. Olhos com pouca melanina na íris são azuis. Os olhos com um pouco mais de melanina são verdes, castanhos ou castanhos claros. E aqueles com alta concentração de melanina são castanhos médios ou escuros.
Conforme estudiosos, além de serem mais resistentes à luz e contarem com uma maior proteção contra os rios UV, do sol; os olhos castanhos também costumam estar ligados a traços mais "desejáveis" de personalidade. Segundo pesquisas pessoas com olhos castanhos transmitem maior confiança, por exemplo.
Os olhos podem mudar de cor em algumas pessoas, de acordo com a genética e a quantidade de melanina na íris. Antes de tudo, precisamos saber que a cor dos olhos é uma característica cuja herança genética é poligênica, o que significa que vários genes atuam na definição desta cor.
É que os olhos castanhos, na verdade, são azuis. O que acontece é que por cima do tom azulado há uma melanina que deixa os olhos na cor castanha. Como o pigmento fica na parte externa dos olhos, ele acaba sendo visto como castanho, mas na verdade, é azul.
Incidência da luz: pessoas com olhos claros, azuis ou verdes, podem perceber a mudança de cor de acordo com a incidência da luz do sol, flash ou claridade em excesso, mas isso não passa de uma ilusão de ótica. O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros.
O olho verde é a cor de olhos mais atraente.
Sim, dependendo do dia e da iluminação a cor dos olhos pode variar. Você já parou para pensar no que determina a cor de seus olhos? Primeiro precisamos saber que a cor dos olhos é uma característica cuja herança genética é poligênica, o que significa que vários genes atuam na definição.