O caminho apontado por Lévy (2003) é a construção do laço social baseado no saber. ... O que reuniria os indivíduos não seria mais a pertença a um lugar ou a uma ideologia, mas, sim, as capacidades de compartilhamento dos saberes individuais, uma vez que as identidades passariam a ser identidades do saber (LÉVY, 2003).
O conceito da inteligência coletiva foi criado a partir de alguns debates realizados por Pierre Lévy relacionados às tecnologias da inteligência. ... A inteligência coletiva seria uma forma de o homem pensar e compartir seus conhecimentos com outras pessoas, utilizando recursos mecânicos como, por exemplo, a internet.
Para Lévy (2003), a inteligência coletiva é aquela que se distribui entre todos os indivíduos, que não está restrita para poucos privilegiados. O saber está na humanidade e todos os indivíduos podem oferecer conhecimento; não há ninguém que seja nulo nesse contexto.
Cibercultura, segundo Pierre Lévy, "é um fluxo contínuo de ideias, práticas, representações, textos e ações que ocorrem entre pessoas conectadas por computadores".
RIO - Um otimista sobre a influência da internet na sociedade, o filósofo francês Pierre Lévy avalia que o Brasil está vanguarda na defesa da neutralidade de rede.
A metáfora do dilúvio abre uma boa discussão. Chama atenção uma diferença. O dilúvio bíblico acabava com o caos para recriar um mundo ordenado e justo; o dilúvio informacional parece que cria o caos: 'A cibercultura reúne de forma caótica todas as heresias.
Quanto mais igualitária for a participação de todos os membros, maior vai ser a inteligência coletiva do grupo. Isso quer dizer que se apenas uma ou duas pessoas tomarem a frente das discussões, os resultados do seu negócio tendem a não ser tão bons.
5 - Há inúmeros projetos que podemos nos voluntariar e contribuir, como, por exemplo: Projetos de divulgação de vagas de emprego. Arrecadação e distribuição de alimentos aos desempregados e carentes. Arrecadação e distribuição de roupas, especialmente de frio.
Pierre Lévy: A primeira coisa que precisamos entender é que a inteligência coletiva já existe. Não é algo que precise ser construído. ... A inteligência humana coletiva é baseada na linguagem e na tecnologia e podemos agir nesses campos para aumentá-la.
Falsa, a partir da interconexão tivemos a criação das comunidades virtuais e só aí surge a ideia da inteligência coletiva.