ciência que estuda e classifica os diferentes tipos de climas (e respetivas características, consequências sobre fenómenos físicos e biológicos, etc.)
A meteorologia é o termo mais comum. Ela é definida como a ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos. Já a climatologia é responsável pelo estudo científico do clima.
"A função seria colocar no centro da reflexão um ponto de vista crítico. Mudança climática é um dos temas mais importantes do mundo e tem origem científica. Contudo, é um tema de forte apelo social, porque o clima tem impacto direto sobre todas a atividades humanas, desde produção agrícola até vestuário e doenças.
Clima é definido como a sucessão de diferentes tempos atmosféricos ao longo dos anos. O tempo necessário para determinar um tipo de clima é de, no mínimo, 30 anos estudando o comportamento dos tipos de tempo de determinada região. ... Um conjunto de fatores climáticos vai definir um tipo de clima de determinado lugar.
A climatologia é um dos ramos da Geografia física que estuda o clima e o tempo. Esta ciência se dedica aos estudos dos fenômenos climáticas, classificação dos climas e a interferência das ações dos seres humanos no clima mundial.
A climatologia é um ramo das Ciências naturais que é estudado tanto pela geografia, quanto pela meteorologia. Nos ensinos fundamental e médio (Brasil), é estudada nas matérias de Ciências, Física e Geografia.
Esses dois conceitos têm significados diferentes na meteorologia. O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.
A Meteorologia é a ciência que estuda os processos que ocorrem na atmosfera terrestre, principalmente na camada mais próxima à superfície, de aproximadamente 20 km de espessura, onde ocorre a maior parte das atividades humanas, e onde podem ser sentidos os efeitos que as condições atmosféricas exercem na vida das ...
Importância da climatologia Com as mudanças climáticas que temos verificado nas últimas décadas, principalmente o aquecimento global, a climatologia tornou-se ainda mais importante. Esta ciência oferece dados capazes de sinalizar para o aumento ou diminuição das temperaturas em nosso planeta.
Os elementos climáticos ou atmosféricos são aqueles que conferem ao clima a sua dinâmica. São eles: pressão atmosférica, temperatura, radiação solar e umidade.