Mas improvisar não significa perder tempo, experimentar aleatoriamente coisas novas. Saber improvisar é fazer com que seus talentos e habilidades alcem nível superior. O improvisador por excelência tem noção de que é bom em alguma coisa e procura fazê-la de forma ainda melhor.
O improviso é usado muitas vezes também para criar situações inesperadas dentro da dramaturgia. No teatro, é comum o ator usar do improviso como muleta quando esquece da fala ou se quiser acrescentar algo numa situação já estabelecida, querendo criar uma reação diferente de seu companheiro de cena e do público.
A improvisação ou improviso mostra a capacidade do ser humano em enfrentar os acontecimentos que se apresentam sem nenhum planejamento antecipado.
Existem várias técnicas e recursos mesmo para a hora do improviso e é importante que os atores aprendam isso com profissionais que entendem do assunto.
Além de pontos como a desenvoltura e a comunicação, o teatro é um grande aliado no desenvolvimento da improvisação. Aqueles que se exercitam nessa área têm maior facilidade em lidar com situações inusitadas, com o inesperado, e assim, criar soluções mais interessantes e criativas para elas!
Resumindo, quem sabe improvisar: