No caso das redes sem fio, as mais conhecidas são IEEE 802.11b, IEEE 802.11g, IEEE 802.11n, que são popularmente chamadas apenas de B, G e N. O número 802.11 refere-se às redes sem fio e a letra corresponde à forma como ela trabalha, em que frequência e velocidade opera, além de alguns outros parâmetros.
O protocolo 802.11 ac, ou a nova geração da tecnologia de transmissão em redes locais sem fio (WI-FI WLAN) logo fará parte da maioria das empresas. Uma das características deste protocolo é a transmissão de dados em 5 GHz. Em um ambiente limpo, a velocidade mais comum é de 2.4 GHz.
As redes sem fio têm diferentes especificações, isto é, cada rede funciona sobre um padrão (ou mais de um) específico. Caso no local exista um padrão que a rede não reconheça, não existirá conexão.
De modo geral, o mais indicado é que – numa frequência de 2,4 GHz, o bandwidth esteja em 20 MHz. E isso porque uma largura de 40 MHz pode causar transferências, comprometendo o sinal da rede e fazendo com que a transmissão de dados fique muito fraca.
Esse tipo de rede opera via ondas de rádio, as mesmas utilizadas por seu celular, seu telefone sem fio ou sua smart TV, por exemplo. Para realizar a comunicação entre os equipamentos, a rede sem fio utiliza frequências e protocolos específicos.