Em geral, sequências de DNA são escritas na direção 5' para 3', o que significa que o nucleotídeo na extremidade 5' vem primeiro e que o nucleotídeo na extremidade 3' vem por último.
Durante o processo de replicação e duplicação do DNA, ocorre a separação das fitas de DNA pela quebra das pontes de hidrogênio. ... Porém, a ligação dessas bases ocorre SEMPRE no sentido 5' ---> 3' da fita de DNA, então biólogos dizem que o sentido da vida é 5' ---> 3'.
A replicação do DNA ocorre na interfase e precisa ser fiel e precisa para garantir a estabilidade. ... Primeiramente ocorre a separação das fitas de DNA (desfaz a hélice) no sentido 5'-3' pela enzima DNA Helicase. Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5'-3'.
Todos os nucleotídeos do DNA possuem a mesma orientação relativa. Ou seja, o carbono 5' da pentose de todos os nucleotídeos é voltado para cima, isso confere direcionalidade às cadeias polinucleotídicas.
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
Os ácidos nucleicos são formados por três componentes básicos, os quais formam nucleotídios: pentose, ácido fosfórico e bases nitrogenadas. O DNA e o RNA diferenciam-se pelo tipo de pentose e pelas bases nitrogenadas presentes.
Como nenhuma DNA polimerase faz síntese de novo, a enzima que faz a ligação entre os primeiros nucleotídeos que iniciam a síntese de uma nova fita de DNA (primer) pertence à outra classe. ... Os fragmentos de DNA que compõem a fita de DNA com replicação descontínua são chamados de Fragmentos de OKazaki.
O processo de tradução gênica consiste em unir aminoácidos de acordo com o a sequência de códons do RNA mensageiro. Códon é uma trinca de bases nitrogenadas do mRNA, que tem sua trinca complementar (anticódon) no RNA transportador correspondente.
Além da polimerização, a DNA polimerase III possui atividade exonucleásica 3'→5', essa atividade permite que logo após serem adicionados, os nucleotídeos sejam retirados e é conferido se o seu pareamento está correto (A com T e C com G).