O carro de quatro portas é o do tipo sedan ou três volumes, que tem o porta-malas destacado, com uma tampa para acomodar a bagagem. Então, ele pode ter duas ou quatro portas para os passageiros e mais uma tampa para a bagagem.
No geral, os automóveis de 4 cilindros, com 8 válvulas apresentam 2 por cilindro do motor, uma para admissão e outra para o escapamento dos gases; já os carros com 16 válvulas têm, normalmente, 4 por cilindro – duas para a entrada de ar e combustível e duas para o escoamento.
Já no caso de um carro de 5 portas vale o mesmo raciocínio. São quatro mais a quinta, do porta-malas, desde que ela também dê acesso ao interior do carro. Assim temos os números ímpares de portas. Em ambos os casos o vidro faz parte da porta traseira.
A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade.
Elas são dispositivos que controlam a entrada e saída de gases dentro dos cilindros que fazem o motor ligar. Cada cilindro do motor possui duas válvulas: uma é a de admissão, por onde os gases entram. Após isso, acontece a combustão e, em seguida, esses gases são liberados através da outra válvula, a de escape.