As reticências marcam a interrupção da continuidade textual motivada pelo próprio desejo do autor e são representadas graficamente na língua escrita como três pontos seguidos "...". A origem da palavra vem da língua latina "reticere" e já tinha a concepção de suprir algo.
5) Exatamente por isso, têm-se utilizado, na prática, as reticências entre parênteses ou entre colchetes, para indicar, com mais clareza, a supressão de parte do texto que consta do original.
Se você for indicar qualquer supressão de trecho, deve fazê-lo com três pontos entre colchetes ou parênteses. ... Ao destacar trecho ou palavra da citação por sua conta, faça o leitor perceber isso escrevendo (grifo meu) ou (grifo nosso). É recomendado o último.
Os parênteses são um par de sinais de pontuação cuja representação é: ( ). Sua finalidade é indicar a rubrica nos textos teatrais escritos e, nos demais gêneros e tipos textuais, é intercalar informações acessórias (observações, significados de siglas ou de palavras, adendos, curiosidades etc.).
As omissões em citações – permitidas quando não alteram o sentido da frase ou do texto – são indicadas pelo uso de reticências entre parênteses ou entre colchetes.
Reticências
Se descobrir alguma palavra ou expressão escrita erroneamente, basta colocar a seu lado, entre parênteses, a palavra latina [sic], que significa algo como "escrito assim mesmo, por incrível que pareça". Se você for indicar qualquer supressão de trecho, deve fazê-lo com três pontos entre colchetes ou parênteses.
As omissões em citações – permitidas quando não alteram o sentido da frase ou do texto – são indicadas pelo uso de reticências entre parênteses ou entre colchetes.