Entende-se por 24 anos a pessoa que ainda não completou 25.
Filhos ou enteados podem entrar como dependentes na declaração de IR dos pais até completarem 21 anos — ou 24 anos, se estiverem cursando ensino superior ou escola técnica. Filhos ou enteados incapacitados física ou mentalmente para o trabalho podem ser adicionados em qualquer idade.
Se o seu filho completou 22 anos (ou 25, mas está no ensino técnico ou superior) em 2020, você ainda pode colocá-lo como dependente no IR 2021. Se o seu filho completou 25 anos em algum mês de 2020 e estava cursando faculdade ou curso técnico, ele ainda pode ser seu dependente na declaração do Imposto de Renda 2021.
Filhos ou enteados de até 21 anos ou em qualquer idade quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho ou de até 24 anos se ainda estiver cursando ensino superior ou escola técnica de segundo grau.
Nesse caso, para que seja retirado o dependente, o contribuinte poderá fazer uma declaração retificadora, exceto se a sua declaração já esteja em malha fiscal. Portanto, ao perceber o problema, o contribuinte deve retirar o dependente e, em seguida realizar a transmissão da declaração retificadora.
Para algumas destas despesas, há limites de valores que garantem a dedução na declaração, como é o caso de educação e dependentes. Para gastos com ensino oficial, o limite neste ano é de R$ 3.561,50 no ano. Já a despesa por dependente na declaração garante dedução de R$ 2.275,08 no ano.
Filhos e enteados Você pode considerar seu filho como dependente apenas se tiver sua guarda judicial. Se os pais forem separados, por exemplo, o pai que não tem a guarda judicial e paga pensão alimentícia pode deduzir o valor da pensão, mas não pode fazer a dedução de outras despesas com o dependente.
Somos a maior cooperativa c) Os (as) filhos (as) estudantes em curso superior, até vinte e quatro 24 (anos) anos.
ADESÃO AOS PLANOS DE SAÚDE Para efeitos legais, idosos são as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e a lei dos planos de saúde, Lei n. 9.656/98, estabelece que: "Art. 14.