Fibras óticas monomodo – SM (sigla do inglês singlemode) As fibras do subgrupo a e b foram largamente instaladas na década de 90, sendo conhecidas como otimizadas para 1310nm. Se estas fibras forem utilizadas na janela de 1550nm, a dispersão deverá ser levada em conta.
A atenuação é o motivo pelo qual a fibra óptica ganhou a importância que tem nas telecomunicações. Ela define a distância máxima (alcance) que um sistema de transmissão óptico pode ter entre emissor e receptor, e pode ser medida de acordo com a seguinte fórmula: ... Diversas impurezas podem contaminar uma fibra.
As fibras ópticas não transmitem sinais de uma forma eficaz em todos os comprimentos de onda, somente em alguns intervalos, também conhecidos como janelas de transmissão.
As Janelas de Transmissão dizem respeito às Regiões de Comprimento de Onda aonde a Atenuação Óptica é Baixa. ... As Fibras Ópticas oferecem uma Largura de Banda 1000 vezes superior aos Cabos de Cobre, e podem suportar velocidades de Transmissão da ordem dos Gigabits por segundo.
OM3 é uma fibra multimoda de núcleo de 50um otimizada a laser de 850nm. Em uma Ethernet de 10Gb/s utilizando 850nm VCSEL, a distância de transmissão de fibra pode chegar a 300m; O OM4 é uma versão atualizada da fibra multimoda OM3, e a distância de transmissão de fibra pode chegar a 550m.
Os cabos de fibra óptica são formados por 3 camadas: cobertura plástica, núcleo (parte da fibra onde a luz se propaga) e a casca (serve como proteção).
Além da curvatura (tema do post do dia 20.06.18), a absorção e o espalhamento da luz ao longo da fibra óptica podem causar atenuação.
A atenuação é qualquer fenómeno que causa a diminuição da potência do sinal propagado, mas não afecta a sua forma. ... A absorção é um fenómeno que consiste em transmitir a energia de uma onda electromagnética para o material do centro em que a onda é propagada (fig. 2).
A fibra ótica utiliza sinais de luz codificados para transmitir os dados, necessitando de um conversor de sinais elétricos para sinais óticos, um transmissor, um receptor e um conversor de sinais óticos para sinais elétricos.
As Janelas de Transmissão dizem respeito às Regiões de Comprimento de Onda aonde a Atenuação Óptica é Baixa. Como indica a Figura 2 e a Tabela 1, a Luz Infravermelha com Comprimento de Onda de 850 nm, 1.310 nm e 1.550 nm é a mais utilizada.