Não há diferença técnica entre as duas tensões. O desempenho de aparelhos iguais que trabalham em uma tensão elétrica diferente é exatamente o mesmo. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.
A voltagem é a indicação do potencial de corrente que será necessário para funcionar um aparelho. ... Ou seja, se um eletrodoméstico ou aparelho eletrônico possui uma determinada potência, a instalação de menor tensão, no caso 110V, precisa de mais corrente elétrica para manter essa potência e o equipamento funcionando.
Quanto maior a tensão a que uma pessoa é submetida, maior a corrente elétrica que vai passar por ela. Assim, por exemplo, um choque em 220 volts é potencialmente mais perigoso que em 110 volts.
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.
Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.
Qual a voltagem no Brasil: 110v ou 220v?ESTADOCIDADEVOLTAGEMALAGOASMaceió220 VAMAPÁMacapá110 VAMAZONASBarcelos, Humaitá, Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.110 VBAHIAIlhéus, Feira de Santana Paulo Afonso e Salvador.110 V