1. Exercer o controlo de ou sobre algo, alguém ou sobre si próprio. 2. Examinar, fiscalizar, inspeccionar .
Controle é um substantivo utilizado para definir o domínio ou poder de fiscalizar e administrar determinada coisa; ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo.
adjetivo, substantivo masculino Que, ou aquele que controla, que exerce controle. Etimologia (origem da palavra controlador). Controlar + dor. substantivo masculino [Eletricidade] Dispositivo elétrico para controlar de alguma maneira predeterminada a energia fornecida ao aparelho (motor, p ex), ao qual é ligado.
1 fiscalizar, vistoriar, examinar, inspecionar, monitorar, monitorizar, superintender, supervisionar, verificar, vigiar. Conter: 2 conter, moderar, comedir, dominar, economizar, limitar, reduzir, refrear, regular, reprimir, restringir, segurar.
O controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e resultados alcançados para assegurar que o planejamento, organização e direção sejam bem-sucedidos. Ele está presente, em maior ou menor grau, em quase todas as formas de ação organizacional.
Resposta: O radical é o morfema que contém o significado básico da palavra e a ele podem ser acrescidos outros elementos mórficos, como as desinências e os afixos; é o que acontece na série casa, casebre, casarão, caseiro. Controlar – Controlador.
Controlar um sistema físico é fazer com que uma ou mais variáveis do sistema assumam um valor desejado, ou sigam uma trajetória de referência.
De acordo com o conceito de controlador oferecido pela LGPD, já mencionado alhures, consiste na pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem caberá decidir quais os dados serão tratados, os propósitos e as atividades que comporão o tratamento.
A LGPD define o operador como "pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador".