Bebidas, colares, pulseiras e maçãs colocadas à mesa são algumas oferendas também à pomba gira, outra entidade espiritual que faz parte da noite.
Festa de Exus consiste em uma imersão na celebração mais importante do Centro de Umbanda Índio Gererê, localizado no Jardim Guanabara, Fortaleza. Ao mesmo tempo em que encerra um ciclo, a festa significa uma espécie de renovação de energias do espaço e acontece todos os anos.
Pomba-Gira bebe champagne, sidra ou vinho. Bebidas também são utilizadas como oferendas para entidades ou "Amalás" para Orixás, mas fica só para registro, pois abordaremos estes temas em outras matérias.
É aquele que faz o sacrifício no Candomblé. Elebó de exu significa realizar uma festa para os exus.
As frutas são: banana, uva rose, maçã, graviola, abacate. Elas quebram todas as dificuldades, defendem a lei e a ordem. As frutas são: jaca, cajá, carambola, morango, amora, mamão, romã e maracujá. É considerado o senhor das doenças, rege o campo santo entre o material e o espiritual.
13 de junho O dia da semana atribuído a Exu é segunda-feira e 13 de junho é seu dia comemorativo. A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.
A Quimbanda é onde atuam os Exus e Pomba-Giras (também chamados de "Povo de Rua"), eles fazem uso de forças negativas (isso não significa malignas), muitas vezes estão presentes em lugares onde possa ter Kiumbas (obsessores-seres malignos), em portas de templos religiosos de qualquer espécie, cemitérios, encruzilhadas, ...
Maria Mulambo – Ela é sempre sensual, sedutora e gosta de se vestir muito bem. Tem um temperamento amável e prefere as bebidas mais doces e suaves como vinho, licor, cidra etc.
Leia um trecho. Um ebó é um ritual de base africana, criado para reequilibrar os aspectos da vida de um indivíduo. ... Este é também um dos princípios do Candomblé, que se baseia no ebó, nas oferendas propiciatórias para obter a redistribuição do axé e manter seu equilíbrio energético.