A agricultura sustentável é definida como o uso de tecnologias e práticas agrícolas que maximizam a produtividade da terra e, ao mesmo tempo, buscam minimizar os danos, tanto para ativos naturais, como solo, água, ar e biodiversidade, quanto para a saúde dos agricultores e dos consumidores (PRETTY, 2002).
Algumas medidas podem ser adotadas para promover a alimentação sustentável. Como exemplo, consuma alimentos menos processados, dando preferência a frutas e hortaliças "da época", plantadas no local que será consumida, pois além de valorizar a região, reduzirá o desperdício de energia utilizada no transporte.
A alimentação saudável e sustentável deve estar relacionada à produção de alimentos que protejam a biodiversidade e promovam o consumo variado, resgatando alimentos, preparações e hábitos culturais tradicionais.
Podemos considerar a produção de alimentos como necessidade básica para a nossa sobrevivência. Isto quer dizer que as populações vão sendo envenenadas lentamente, através da absorção de produtos químicos de que os alimentos estão impregnados. ...
Nos termos do Processo de Marrakech, "produção sustentável" pode ser entendida como sendo a incorporação, ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar impactos ambientais e sociais.
Confira sete atitudes sustentáveis para adotar em 2019
Roma - Aumentar a produção de alimentos para uma população crescente de forma sustentável para o meio ambiente é o objetivo de um novo projeto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), reunido no livro "Save and Grow" (Economizar para crescer, em livre tradução), apresentado nesta segunda- ...
A alimentação sustentável deve promover a saúde, a preocupação ambiental e social. Quando a produção de alimentos, precisamos usar menos recursos finitos como o petróleo, e emitem menos gases com efeito de estufa, tratar os na cadeia alimentar melhor, e captar novos investimentos.