O estorno (chargeback) é a reversão de uma venda feita através de cartão de crédito ou débito diretamente com administradora, que pode acontecer pelos seguintes motivos: Não recebeu o produto. Recebeu um produto danificado ou com defeito.
O estorno é um direito do consumidor em casos, como: qualquer erro no valor cobrado, se estiver dentro do prazo de arrependimento de compra online, se ocorrer cancelamento da venda, ou cobrança extras indevidas. Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura.
Estornos de pagamento acontecem quando você informa ao seu banco, operadora do cartão de crédito ou outra instituição financeira, como PayPal, que você contesta um pagamento feito por eles no seu nome, com base no fato de que o pagamento aconteceu sem o seu consentimento.
O substantivo estorno tem a sua origem na palavra italiana storno, devendo assim ser escrito com s na primeira sílaba: es-tor-no.
Toda vez que alguma compra realizada não é bem-sucedida e é solicitada a devolução do valor pago, ocorre um estorno. Esse procedimento de devolução do valor pago é o que significa estorno.
Na maioria das vezes, o estorno no cartão de crédito acontece em até 24 horas após a confirmação do cancelamento pelo estabelecimento. Porém, esse prazo pode ser maior, pois tudo depende da empresa responsável pela máquina de cartão. Algumas delas levam até 15 dias para realizar esse procedimento.
Um estorno de cartão de débito não acontece de forma imediata. Isso significa que você não terá esse dinheiro de volta no dia seguinte. Normalmente, esse processo pode demorar até 30 dias para ser realizado. É sempre indicado que você consulte seu banco sobre esse prazo e fique atento para a devolução deste valor.
Basicamente, é preciso que o consumidor desista no prazo de até 7 dias, a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço. Caso contrário, se o negócio for fechado em um ambiente físico ou se a desistência ocorrer depois desse prazo, o fornecedor não precisa devolver o dinheiro.
Quando a transferência for realizada entre bancos diferentes e qualquer dado informado ao banco não conferir com dados existentes na instituição, será gerado o estorno de pagamento.
Para identificar se já consta o estorno de uma compra cancelada em seu cartão, você deverá se atentar se em alguma de suas faturas consta algum crédito com o mesmo nome do estabelecimento em que a compra foi aprovada.