"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de seis milhões de judeus.
Quem liderou o Holocausto?
O Holocausto foi o extermínio em massa de cerca de seis milhões de judeus nos campos de concentração. Foi realizado pelo regime nazista de Adolf Hitler, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Quais foram os impactos do Holocausto?
Uma das principais consequências do Holocausto, além do assombroso número de mortes, foi a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945. Os objetivos eram manter a paz entre as nações, resolver conflitos de forma pacífica, promover os direitos humanos e auxiliar as vítimas da Segunda Guerra.
Quais os impactos do Holocausto?
Tem-se como as consequências do Holocausto a morte de cerca de 6 milhões de judeus em toda a Europa, um dos genocídios mais graves da história da humanidade, o que causou, inclusive, a criação do Estado de Israel após o fim da Segunda Guerra Mundial, para que os judeus sobreviventes pudessem ter um lar.
Quais os sobreviventes do Holocausto?
Os sobreviventes do Holocausto, os antigos passageiros do Exodus, refugiados de países da Europa central, e os judeus detidos pelos britânicos [por tentarem entrar no Mandato Britânico] em campos de prisionais em Chipre foram recebidos na terra de seus ancestrais.
Qual é o significado da palavra holocausto?
A palavra Holocausto era originalmente usada para designar um sacrifício aos deuses em que a vítima era queimada. Em Israel, é usado o termo secular hebraico Shoah, que significa "destruição" ou "catástrofe".
Como todos os refugiados e sobreviventes do Holocausto foram recebidos no Brasil?
Apesar da fama acolhedora do povo brasileiro, nem todos os refugiados, exilados e sobreviventes do Holocausto foram prontamente recebidos no país.