O correto é dizer que estou perdendo calor, pois fisicamente sabemos que ocorre trocas de calor entre o corpo e o ambiente. A transferência de calor se dá entre o corpo com maior temperatura para o corpo com menor temperatura. Fisicamente não existe frio e sim perda de calor.
Tratando-se de um corpo, diz-se que está frio quando apresenta uma temperatura inferior à do ambiente: "Tenho as mãos frias", "Estou com frio. Importas-te de me emprestar um casaco, por favor?".
Quando você está medindo a temperatura do ambiente que você está medindo a quantidade de calor que, mesmo uma temperatura muito baixa cientificamente deveria dizer que não há calor, em vez de "está frio". A analogia é como dizer que a escuridão não existe, mas é a ausência de luz.
O frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia.
A geometria métrica nos mostra que, para sólidos de mesmo volume, a esfera é a que apresenta a menor área externa. Por isso, ao sentirmos frio, instintivamente nos encolhemos, para uma aproximação com a forma esférica. Diminuindo a área de contato com o meio exterior, diminuímos a perda de calor para este.
De modo que o frio pode ser, sim, psicológico, pois pode ser alterado pela nossa percepção, seja por questões culturais ou por mudarmos o foco da nossa atenção, nos distraindo com uma música, por exemplo, ao invés de focarmos apenas na sensação térmica (SOUZA, 2013).
"Estou precisando da sua ajuda… estou morrendo de frio e ele só passa se você estiver aqui." Se não tem você para me aquecer, não tem graça. Derreta-se! "Gata, você pode ser fria que nem esse inverno, mas nas mãos certas eu sei que você vai se derreter!"
Quando você está em casa em um dia frio, e sai de casa, você está cedendo calor para o meio ambiente (pois no meio ambiente fora de casa está mais frio do que dentro), e a isso chamamos de ''frio'', mas claro, ficou convencionado que a ausência de calor é frio, mas no conceito físico, esta expressão está errada.
O correto é sentindo calor. Pois, você não está com calor, está com uma transferência de calor pelo seu corpo. O correto é dizer: Estou sentindo calor.