2. O "caso de poesia" referido pelo Dr. Epaminondas significa que o garoto possui grande imaginação, de modo que ele enxergava a vida de forma figurativa e poética, e não de forma literal e concreta.
O menino é incapaz de ser verdadeiro conforme o que a mãe julgava correto. Ele criava outra realidade, a "realidade" da fantasia, do sonho, da imaginação. Professor, o título revela a capacidade da personagem de ir além de uma visão comum das coisas.
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da- independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de queijo.
Este menino é mesmo um caso de poesia. (Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. A incapacidade de ser verdadeiro. Em: Poesia e prosa.
O clímax está na hora que o doutor diz que o menino não é anormal e sim um poeta.
Quando as pessoas não acreditam ou tem medo em acreditar no que você diz costuma-se dizer que você tem fama de mentiroso.
Casos de poesia, tambem falam de de inverdades porém sem a obrigação de parecer verdade, o leitor que decide, a poesia, tem essa liberdade, de brincar com esses fatos.
De acordo com os gêneros literários, existem três tipos de poemas: épico, dramático e lírico: