A principal característica dos seres procariontes, como as bactérias e as arqueobactérias, é a ausência da carioteca, membrana nuclear que separa o DNA ou material genético do restante do conteúdo celular, deixando-o em contato direto com os demais componentes citoplasmáticos.
→ Reino Monera: Agrupa organismos unicelulares procariontes, ou seja, que possuem apenas uma célula sem núcleo delimitado por uma membrana. Exemplos: Bactérias e cianobactérias. → Reino Protista (Atualmente chamado de Protoctista): Reúne seres unicelulares e pluricelulares, eucariontes, autotróficos ou heterotróficos.
Reino Monera: bactérias. As bactérias e cianobactérias são as principais espécies do reino monera. De um modo geral, esses organismos se reproduzem de forma muito rápida e se adaptam perfeitamente ao ambiente terrestre.
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros (1µm = 0,001 mm).
No Reino Monera considera-se inclusos os organismos vivos procariontes, ou seja: sem carioteca. Outras diferenças entre procariontes e eucariontes consistem nos primeiros possuírem um simples cromossomo, constituído por uma única molécula circular de DNA, sendo o genoma organizado neste.
Como comentado, o Reino Monera é o mais primitivo dos reinos e compreende os seguintes organismos: bactérias e cianobactérias. Todos os seres que pertencem a esse reino possuem, como característica principal, a ausência de membrana nuclear que divide o material genético – assim sendo chamados de procariontes.
O reino monera é constituido por bacterias, suas principais caracteristicas são, procariontes (ausencia de carioteca), seres autotrofos, heterótrofos ou quimiossintetizantes, material genético circular, parede celular constituida por peptidioglicano, presença de fímbrias (pelos sexuais).